Congresso

Transformando municípios em Cidades Inteligentes

O Congresso chega à sua 2ª edição, com o tema “Transformando  municípios em Cidades Inteligentes”. Este tema surgiu da demanda dos gestores municipais, que, durante os eventos de 2013, propuseram que este debate continuasse na agenda pública do Paraná, enfocando as opções de aplicação das TIC para a melhoria continua da qualidade de vida nas cidades.

A Cidade Inteligente é a evolução da Cidade Digital, e as palestras e debates abordarão esta evolução, com as novas aplicações das TIC na gestão, saúde, educação, mobilidade, segurança pública e, principalmente, na integração dos dados para planejamento dos municípios.

O mote do evento é o desenvolvimento econômico e social proporcionado pela melhoria da infraestrutura das TIC da gestão municipal.

Programação do II Congresso Paranaense de Cidades Digitais (Sujeita a alterações)

Quinta-feira, 27 de novembro de 2014 (Clique nas imagens para visualizar os Minis-CV.)
08:00
Credenciamento e
boas-vindas.
09:00
Abertura.
10:00

Políticas públicas e indicadores TIC no Brasil – Lygia Pupatto, secretária nacional de Inclusão Digital.

Mini Currículo.
10:30

Vitória da Conquista: um exemplo de cidade digital na Bahia – Guilherme Menezes, prefeito de Vitória da Conquista.

Mini Currículo.

Prefeito de Vitória da Conquista, é médico, formado pela Escola Bahiana de Medicina. Em 1994, foi eleito deputado estadual. Fez parte da Comissão de Direitos Humanos e foi membro da mesa diretora da Assembleia Legislativa.
Foi eleito deputado federal em 2002 e reeleito quatro anos depois. Atuou como titular da Comissão de Ciência e Tecnologia e suplente na Comissão de Seguridade Social e Família, além de ter sido relator da Emenda 29.

11:00
Coffee Break.
11:20

Transformando municípios em cidades inteligentes – Fernando Kireeff, vice-presidente da agência de desenvolvimento Terra Roxa.

Mini Currículo.

Vice-presidente da Terra Roxa Investimentos, Agência de Desenvolvimento do Norte do Paraná, organização sem fins lucrativos fundada pelas associações comerciais da região e Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) para promoção do desenvolvimento e a atração de investimentos para o Norte do Paraná. É diretor da Agropec, holding de investimentos com participações em empresas de agronegócio, bioenergia, setor imobiliário e mídia. Fernando também é membro do conselho de administração de empresas start-ups no setor de Tecnologia da Informação e Telecomunicações. Foi Diretor-Presidente da Sercomtel S.A., operadora de telefonia no Estado do Paraná onde conduziu o processo de reestruturação operacional e financeira da empresa. Atuou também como líder de projetos no The Boston Consulting Group (BCG), trabalhando nos escritórios de Madrid e São Paulo em diversos projetos de estratégia e marketing nos setores de e-commerce, bens de consumo, infraestrutura, varejo e serviços financeiros para empresas com atuação global. É formado em engenharia química pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP) e tem mestrado em administração (MBA) pela University of Michigan Business School.

11:50 Soluções inovadoras para cidades.

 


Amilton Francesquevis, do Instituto Curitiba de Informática.

Mini Currículo.

Especialista em Tecnologia da Informação, com MBA em Gestão de Projetos pelo Isae/FGV. Está no ICI desde 2007, onde atuou na implantação de projetos em Curitiba, Vitória, Teresina, São José dos Campos, além de Justiça Federal e Tribunal de Contas do Estado do Paraná. Atualmente, está na Assessoria de Mercado do Instituto, sendo responsável pela gestão comercial e de produtos de TIC para gestão pública.

 


Wesley de Souza Carvalho, Copel Telecom.

Mini Currículo.

MBA em Gestão Empresaria pela Estação Business School. Especialização em Gestão Comercial e Vendas pela Universidade Positivo. Graduação em Economia pela UFPR. Atualmente é Gerente do Departamento Comercial de Telecomunicações da Copel Telecom

 

12:30
Intervalo de almoço.
14:00

Parceria Público-Privado: uma alternativa de Itatiba (SP) – Jefferson Cime da Costa.

Mini Currículo.

Bacharel em Ciências Contábeis é Funcionário de carreira da Prefeitura de Itatiba desde 2007. Atuou como contador na Secretaria de Finanças e em 2011, foi nomeado Diretor do Departamento Financeiro. Participou ativamente na implantação de diversos serviços que agilizaram o atendimento à população, como a Nota Fiscal de Serviços Eletrônica, o Sistema de Municipal de Gestão de Custos e a adoção e implantação das Normas Internacionais de Contabilidade Pública. Em 2013 assumiu a Secretaria de Governo retornando para a pasta de Finanças em setembro de 2014.
É o responsável pela implantação do Projeto: “Itatiba: Cidade + Inteligente”,

14:30 Rede399 e Celepar: incentivo a cidades digitais no Paraná.

 


Edgar Leandro Machoski.

Mini Currículo.

Gerente do Escritório de Projetos Estratégicos da CELEPAR é Especialista em Tecnologia da Informação e Gestão de Projetos pela UFPR. Desde 2001 atuando no atendimento a Políticas Públicas em áreas de negócio relacionadas a Desenvolvimento de Soluções, Software, Geoprocessamento, Gestão de Ambientes Distribuídos, Relacionamento com Clientes e Gestão de Projetos.

 


Elcio Markowicz.

Mini Currículo.

Formado em Processamento de Dados pela Universidade Federal do Paraná – UFPR, com Pós Graduação em Análise de Sistemas e Informação e especialização em gestão de projetos. Atua na área de Tecnologia de Informação desde desde 1986. Trabalha na Celepar há 28 anos, sendo que atuou na área de desenvolvimento como analista de sistemas, atendimento a clientes e assessor da diretoria. Atualmente atua na Assessoria de Mercado, sendo responsável pela Loja da Celepar e Projeto Governo Eletrônico em Números, entre outras atividades ligadas a Diretoria Executiva da companhia.

 

15:20 Soluções inovadoras para cidades.

 


Gestão Informatizada da Iluminação Pública. O uso de novas tecnologias com o objetivo de aumentar eficiência na gestão de todos os processos pertinentes à Iluminação Pública nos municípios – Denis Weiss, da Exati Tecnologia.

Mini Currículo.

Analista de sistemas formado pela UFPR. Atua há 12 anos no desenvolvimento de soluções de TI para empresas de engenharia. Fundador da Exati Tecnologia, empresa especializada em desenvolvimento de softwares e dispositivos eletrônicos, entre eles o SGI, Software para gestão de Iluminação Pública.

 


A evolução da NFS-e – Aumento de arrecadação do ISS. Welington Lyan Pereira, da EXS Consultoria.

Mini Currículo.

Sócio e diretor executivo da EXS Consultoria, filiado à Sociedade Brasileira de
Computação, graduado em sistemas de informação, pós graduado MBA em Gestão
estratégica de negócios e especialista certificado em Governança de TI COBIT pelo
ISACA.

 


Soluções em gestão de documentos e impressão para redução de custos e melhoria continua da gestão municipal – Felipe Mori, da Kyocera/Printer do Brasil.

Mini Currículo.

Graduado em Sistema da Informação com especialização em Gerenciamento de Redes.
Experiência em processos de auditoria, continuidade de negócios, atendimento a solicitações de acessos.
Gerencia um departamento de treinamento que vai projetar e desenvolver soluções de software e compilações para fornecer ao nosso funcionalidade traficantes e promover as vendas de impressora e copiadora produtos digitais em todo o país.

 

16:20
Coffee Break
16:40 Viçosa do Ceará: Transformando o município em cidade inteligente.

 


Prefeito Divaldo Carneiro Soares.

Mini Currículo.

Um dos Prefeitos mais jovens do Brasil eleito aos 21 anos, Divaldo Carneiro Soares, de Viçosa do Ceará. Filho do Ex-Prefeito Evaldo Soares de Sousa e Silvana Maria Carneiro Fontenele é estudante de Engenharia Civil, casado e pai de um filho, natural de Viçosa do Ceará assumiu desde cedo a responsabilidade na vida pública e mesmo com pouca idade no primeiro mandato como Prefeito, já desempenhou projetos e obras importantíssimas para o desenvolvimento de Viçosa do Ceará.

 


Secretário de Logística e Estratégia Administrativa Gustavo Plottier Pilotto.

Mini Currículo.

Analista de Sistemas, residiu durante 25 anos na Europa (Portugal, França e Espanha) e é desde Setembro de 2011 o responsável pelo NTI da Prefeitura de Viçosa do Ceará, ocupando o cargo de Secretário de Logística e Estratégia Administrativa sendo militante da Inclusão Digital e das soluções de software livre.

 

17:10

Urbanismo, planejamento e tecnologia nas cidades. Presidente do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Paraná, Jeferson Dantas Navolar.

Mini Currículo.

Mestre em Patrimônio Histórico pela UFBA. Especialista em Patrimônio Histórico pela UFBA. Graduado em Arquitetura e Urbanismo pela UFPR. Ex-presidente do IAB-PR. Membro do Conselho Consultivo do IPHAN (MINC). Membro do Conselho Nacional de Politicas Culturais (MINC). Presidente do CAU/PR.

17:30 Cases de cidades digitais inovadoras.

 


Foz do Iguaçu: cidade inteligente, secretário de Tecnologia da Informação, Melquizedeque Souza.

Mini Currículo.

Ciência da Computação – Universidade do Espírito Santo.
Pós Graduado em Projeto e Desenvolvimento de Sistemas Orientado a Objetos – UTFPR / Medianeira.
Pós Graduado em redes de Computadores – UDC / Foz do Iguaçu.
Pós Graduado em Banco de Dados ORACLE – UTFPR/Medianeira.
Diretor de Tecnologia Grupo Agrizzi Enterprise Corporation – EUA.
Sócio Diretor Datapar/S.A – Ciudad del Este / PY.
Secretário de Tecnologia da Informação – Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu.

 


Telêmaco Borba: inclusão social através das TIC, Prefeito Luiz Carlos Gibson.

Mini Currículo.

Agricultor e empresário na área de transporte e colheita florestal, Luiz Carlos Gibson, de 58 anos, foi eleito prefeito de Telêmaco Borba em 2012. É grande incentivador do uso de tecnologia para aprimorar a gestão pública e, principalmente, para promover a interação com a sociedade. Na administração dele, em 2013, foi lançada a fase de distribuição gratuita do sinal da internet para turistas e moradores da localidade.

 


Nova Aurora: cidade digital e educação, diretor de Informática Reginaldo Pereira Rodrigues.

Mini Currículo.

Diretor do Departamento de informática do município de Nova Aurora. Graduado em Sistemas pela Faculdade Dom Bosco. Especialista em Redes pela FAG – Faculdade Assis Gurgacz. Responsável pelo Programa Nova Aurora Digital. Responsável pelo Projeto Ônibus Digital, Educacional e Cultural.

 


Ibiporã: a infraestrutura de telecomunicações como indutora do desenvolvimento local, Junior Aliano

Mini Currículo.

Engenheiro de computação pela UNOPAR. Pós Graduado em Redes de Computadores pela UEL. Atualmente ocupa o cargo de Secretário Municipal de Tecnologia da Informação da prefeitura de Ibiporã, responsável pelo departamento de TI desde janeiro de 2009.

 

18:30
Homenagem aos prefeitos inovadores.
19:00
Encerramento do primeiro dia.

 

Sexta-feira, 28 de novembro de 2014 – (Clique nas imagens para visualizar os Minis-CV.)
09:00 Fontes de Financiamento.

 


Paulo Marques, do BRDE.

Mini Currículo.

Graduado em administração de empresas, é analista econômico-financeiro do BRDE e presidente da associação dos profissionais do banco no Paraná. Atua como responsável no BRDE pelo desenvolvimento e novos negócios da região Oeste do Paraná.

 

Márcio Rebello, do BNDES.

Mini Currículo.

Profissional Superior Básico – “contador” – do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Gerência de Contratações e Liberações da Área de Comércio Exterior – 2005/2008. Departamento de Gestão Pública, com atribuição de análise e acompanhamento de operações de crédito referentes à modernização da gestão pública e apoio a investimentos em infraestrutura urbana em Estados e Municípios. Especialização Controladoria e Gestão Pública, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Especialização em Finanças Públicas com Ênfase na Lei de Responsabilidade Fiscal, pela Universidade Cândido Mendes (UCaM).

 

09:40 Legislação Municipal para Cidades Digitais.

 


Presidente da Acampar, José Valmor Martins

Mini Currículo.

Formado em Gestão Pública pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), possui vasta experiência no campo legislativo, com cinco mandatos consecutivos como vereador em Quedas do Iguaçu – PR, e por três mandatos como presidente daquela Casa de Leis, além da experiência de também ter comandado a microrregional de vereadores do Centro Oeste do Paraná (Acamcop) – com 25 câmaras afiliadas e cerca 200 vereadores. Atualmente é presidente da ACAMPAR – Associação das Câmaras de Vereadores do Paraná.

 

Rogério Calazans, Assessor da Acampar

Mini Currículo.

Advogado formado pela Universidade Estadual de Maringá; especialista em direito do Estado pela Universidade Estadual de Londrina e em Direito Processual e Material do Trabalho pela Faculdade Gama Filho; Professor de Direito Constitucional e Direito Administrativo nas Faculdades Maringá e no Cesumar (Centro Universitário de Maringá). Atuou como Procurador Jurídico do Município de Maringá; diretor do PROCON Maringá; Atualmente, Assessor de Municípios, Câmaras de Vereadores e agentes políticos em questões relacionadas ao Direito Público, especialmente o direito administrativo e eleitoral.

 

10:10

Governança de TIC na gestão pública – Consultor do SENAI PR, Gabriel Ulion Briganó.

Mini Currículo.

Doutorando em Engenharia Elétrica e Computação pela UNICAMP na área de Governo Eletrônico. Mestre em Ciência da Computação na área Governança de TIC pela Universidade Estadual de Londrina. Pós-graduado em Engenharia de Software e Banco de Dados pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Ciência da Computação pela Universidade Estadual de Londrina. Consultor de TI, desenvolvendo trabalhos de consultoria e treinamentos em governança de TI, gerenciamento de serviços, gestão de projetos, e melhoria de processos. Incluindo a implantação de modelos de melhoria de processo. Possui certificação de implementador MPS.BR, IBM Rational RUP, ITIL 2011 OSA/RCV e COBIT 5 Foundation.

10:30

Tecnologia no Paraná – a produção para as cidades inteligentes – Diretor-presidente do conselho superior da Assespro-PR, Sérgio Yamada.

Mini Currículo.

Diretor-Presidente do Conselho Superior da ASSESPRO-PR – Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. Diretor-Presidente do NEXTi – Núcleo de Excelência em Tecnologia da Informação. Diretor de Tecnologia da Sergio Yamada Computação.

10:50
Coffee Break.
11:10

Soluções desenvolvidas pelo Centro de Computação Científica e Software Livre da UFPR para municípios – Prof. Fabiano Silva.

Mini Currículo.

Bacharel e mestre em Informática pela Universidade Federal do Paraná, doutor em Engenharia. Elétrica e Informática industrial pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Professor durante 4 anos da Unioeste. Professor adjunto da Universidade Federal do Paraná desde 2005. Pesquisador nas áreas de Jogos Educativos, Inteligência Artificial e Software Livre. Membro do Centro de Computação Científica e Software Livre, grupo de pesquisa que contribui através do uso de Software Livre com projetos de Inclusão Digital, educação etc. Destacam-se os projetos: Línux Educacional, projeto feito junto ao MEC; Participatório da juventude, plataforma virtual desenvolvida por demanda da Secretaria Nacional da Juventude; ferramentas para o Programa Cidades Digitais do Ministério das Comunicações.

11:40 Painel Smart Cities – A evolução das cidades.

 


Big Data: ambientes urbanos com mais serviços para a população – Paulo Urbano, gerente de projetos do C.E.S.A.R Sul.

Mini Currículo.

Tem mestrado pela Universität Stuttgart, Alemanha, com foco em Sistemas Embarcados e Aplicações Distribuídas. Possui 15 anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de software e hardware para verticais de indústria Automotiva, de Energia, Defesa e Telecomunicações. Atua como coordenador técnico e gerente de projetos do CESAR Sul, núcleo de desenvolvimento de negócios inovadores do CESAR na região Sul do Brasil.

 


Engedrones, a utilização de aeronaves não-tripuladas para as soluções urbanas – Charles Stempniak, CTO da Endgedrones.

Mini Currículo.

Cofundador e CTO da Engedrones, empreendedor, desenvolve tecnologias de hardware e software, criando empresas e produtos inovadores há mais de 20 anos. Formado em Engenharia Industrial Elétrica pela UTFPR, com ênfase em Eletrônica e Telecomunicações. Mestre em Informática Industrial pela UTFPR e Doutorando em Engenharia, com tese em Visão Computacional e Inteligência Artificial. Sócio fundador da Automa em 1997 (criador do software AutoLab), DevGems/Efesoft em 2006 e da AtSeven em 2011.

 

12:15
Encerramento.

Local:
Hotel Viale Cataratas
AV. das Cataratas, 2420 – Foz do Iguaçu – PR

foz-do-iguacu_4969_1600x1200

Hospedagem

Para os participantes que precisem de hospedagem em Foz do Iguaçu, o Iguassu Convention & Visitors Bureau recomenda os hotéis filiados. Sua estadia segura e adequada ao seu ticket.

JotaPegue Bem Bonito do Mapa